* "capresiana"de beringela












foto: llunkes

Onde se ganha o pão não se come a carne, certo? Certíssimo, ainda mais se considerarmos alguns restaurantes e seus inigualáveis quitutes à la parmegiana. Eu explico. Ao solicitar, digamos, um filé preparado dessa maneira, o que geralmente chega à sua mesa é uma massa corpórea indecifrável, sepultada entre duas espessas paredes de farinha de rosca e lambuzada com algo vermelho que é otimisticamente chamado pelos donos do estabelecimento de 'molho de tomates'. Soa familiar? Pois é, soa mesmo. E, em alguns casos, faz-se até necessário o auxílio de um telescópio híper-potente para detectar, entre os escombros cósmicos da goroba, a mirradinha da carne que se encontra lá bem ao looooonge, tristiiiiiinha, vagando à deriva pelas imediações de Andrômeda. Consegue ver? É geralmente esse, então, o exato momento quando você passa a perceber que a distância que separa a sua mordida desse tímido filete proteico é a vastidão de um universo de óleos multi-poli-saturados embebecidos em uma farofinha de ... de ... de pão !!! Héllo-ou !! Tlin, Tlin. Acabo de ouvir a musiquinha da caixa regi$$tradora. Há alguns lugares onde se paga pela carne. Come-se o pão.
Enfim, chega de devaneios de ordem ético-metafísica ... vamos à receita?

Capresiana de Beringela

O nome parmegiana vem, ao contrário do que muitos podem pensar, da palavra palmegiana (persiana) que traduz, no dialeto siciliano, a maneira como as fatias de beringela estão arranjadas umas por sobre as outras . Caprese, por outro lado, é uma salada muito bacana que combina mozzarella de búfala, tomates maduros e manjericão com aquela mesma simplicidade e maestria digna dos italianos. Pois então ... a "capresiana" abaixo não passa de uma brincadeirinha de alquimia que deu super certo. Ao reunir o melhor das duas receitas temos um prato leve, aconchegante e saborosíssimo.
(para 4 pessoas)
1 xicara de óleo de oliva extra virgem
3 dentes de alho, laminados
1/2 cenoura pequena ralada bem fininha
1 colher de chá de orégano seco
2 latas de 400 g de tomates pelados (tomates no inverno)
Pimenta calabresa, a gosto
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de farinha de trigo peneirada, em um recipiente
3 ovos diluídos em 60 ml de leite
2 xícaras de farinha de rosca bem fina, em um recipiente
Folhas de manjericão, rasgadas
1 beringela grande
4 colheres de sopa de queijo grana padano ralado
150g mozzarella de búfala , ralada


PREPARO

Um dos segredos do sucesso desse prato está justamente na finíssima cobertura de farinha de rosca que cria um contraste muito leve e crocante com a maciez da beringela. Desconfio que o ovo lhe dirá como chegar a esse efeito. Bom apetite.
para o molho

1. Leve ao fogo o óleo e o alho em uma panela de fundo grosso. Espere até o alho ficar fragrante e transparente e, então, adicione a cenoura, a pimenta calabresa, o orégano e os tomates. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até o líquido reduzir e você obter um molho firme. Desligue e reserve.


para a beringela

1. Tempere cada uma das farinhas e os ovos batidos com sal e pimenta do reino. Corte a beringela logitudinalmente em fatias regulares de uns 5 mm cada.
2. Passe as fatias primeiramente na farinha de trigo, tendo o cuidado de retirar o excesso desta que houver aderido à beringela .
3. Em seguida, repita a mesma operação mergulhando as fatias no ovo e em seguida na farinha de rosca sempre removendo o que exceder. Você deverá ter uma película relativamente fina de farinha de rosca cobrindo homogeneamente toda a superfície de cada lâmina de beringela. Reserve até a hora de fritar.
4. Coloque uma frigideira com óleo de oliva em fogo médio-alto. Deixe o óleo esquentar, mas não demais, e frite cada fatia de beringela de ambos os lados até atingirem um cor dourada. Escorra em papel.
5. Unte uma forma refratária pequena com óleo de oliva. Cubra o fundo dela com um pouco do molho de tomates. Arrange as beringelas na forma "palmegiana" , ou seja, uma sobrepondo a outra como se fossem lâminas de uma persiana fechada.
6. Distribua o restante do molho sobre a "persiana". Não coloque em excesso. Se sobrar, guarde-o para outra ocasião.
7. Acima do molho, polvilhe com o queijo ralado e espalhe a mozzarella de búfala e algumas folhas frescas de manjerição. Reserve até o momento de levar ao forno e servir.

AO SERVIR

1. Leve a beringela capresiana ao forno à 200 graus e asse até o molho borbulhar, a mozzarella derreter e o ambiente empregnar-se daquele cheirinho super gostoso. Está pronto. Retire do forno, distribua mais algumas folhas frescas de manjericão e vá servir os seus amigos. Afinal, onde se ganha a beringela, não se come o pão! Ou, pelo menos, muito pouco dele.

***

Um comentário:

M Cristina Fuhr disse...

Oi Lu, eu não cozinho nada, mas esta receita me deu agua na boca.
Vou tentar faze-la.
Perece simplesmente divina!!! Adoro beringela.
Te digo depois como ficou.
Será que eu vou comecar a cozinhar agora?????
Adoraria.
Beijo.