* ensopado de grão de bico, lulas e linguicinha

Imagino que você deva estar pensando, lá com os seus botões: “Poxa, aí vem o cara com as lulas novamente!”. Pior! Sobrou um punhado delas do preparo anterior e eu tinha que utilizá-las, afinal, não dá para desperdiçar as preciosidades. Ah, lula não é a sua praia? Ok, não dá nada! Você pode substituí-la por qualquer outro fruto do mar. O “pe-éfezinho” abaixo desce híper bem com camarões ou mexilhões ou ainda com lagostas ou vieras. O negócio é ir variando e experimentando todas as combinações possíveis. Vambora?
(foto:llunkes)



A RECEITA
Com lulas não se brinca. Para se dar bem e saboreá-las macias e suculentas, você deve cozê-las por, no máximo, 5 ou 6 minutos. Ao ultrapassar esse tempo, serão necessários adicionais 50 ou 60 minutos para que os bichinhos voltem ao seu estado “apreciável-ao-paladar”. Qualquer outro coeficiente entre esses dois números será “dureza” para a sua mordida. O melhor a fazer,então, será doá-las ao seu borracheiro. Podem ser excelentes estepes de carro em caso de emergência. Nunca se sabe ...


para (4 pessoas)

400 g de grão de bico
2 pitadas de bicarbonato de sodio
2,5 litros de fundo de frango ou água
4 colheres de sopa de óleo de oliva
6 dentes de alho, sem pele e esmagados
de 3 a 4 fatias de pão de sanduiche sem a casca
100 g de linguicinha de porco, cortadas em fatias finas
1 pitada de açafrão ( estigmas)
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá rasa de páprica doce
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
200 g de espinafre, lavados
2 tomates italianos ou chicória, cortados em concasseé
260 g de anéis pequenos de lulas


PREPARO

1. Na noite anterior ao preparo, coloque o grão de bico em um recipente. Cubra com água e acrescente o bicarbonato de sódio. Misture. Leve à geladeira, cubra e deixe até o dia seguinte. No dia seguinte, drene e enxague.

2. Coloque em uma panela o grão de bico e o fundo de frango. Leve ao fogo brando por umas duas horas, até ficar macio. A cada 10 minutos, acrescente ¼ de xícara de água fria para baixar a temperatura. Ao final, o líquido deverá estar reduzido de forma que cubra os grãos na altura de 1 ou 2 dedos. Desligue e deixe os grãos dentro do líquido.

3. Em uma panela, frite o alho esmagado até dourar levemente. Remova. Frite as fatias de pão até dourarem. Remova e reserve.

4. Frite as fatias de linguiça até dourar. Retire o excesso de óleo (se houver muito) e continue fritando por mais alguns segundos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco. Coloque o açafrão, a páprica e o cominho. Inclua o vinagre imediatamente. Acrescente o grão de bico com o seu líquido. Deixe levantar fervura.
5. Enquanto isso, amasse num pilão o pão e o alho fritos. Faça uma pasta. Coloque um pouco de água se necessário Acrescente a pasta de pão, os tomates, o espinafre e as lulas. Cozinhe por mais cinco minutos, tempere com sal e pimenta do reino e sirva com um bom baguete e uma taça de vinho.Impecável.

Nenhum comentário: