* Irving Berlin e seu natal realmente branco




fotos: llunkes


Era o mês de dezembro de 1941. A humanidade encontrava-se perturbada com as circunstâncias sombrias de um insensato mundo em guerra. Os americanos, ao enviarem os seus combatentes - pais, maridos, irmãos e filhos – para os distantes campos de batalha, temiam pelos seus retornos incertos. Ninguém sabia a real duração do conflito global, e o seu desfecho era imprevisivel. O futuro estava temporariamente suspenso, até segunda ordem.

Foi naquele final de ano, então, que os ianques ouviram, pela primeira vez, a mais nova canção de Irving Berling, irradiada pela voz fenomenal de Bing Crosby. A emotiva canção de natal - impregnada de um forte apelo aos signos de paz, amor, lar, união e família - reportava os ouvintes fragilizados a outros tempos bem mais benevolentes, a uma era de natais mais ternos e fraternais (“I'm dreaming of a white christmas just like the ones I used to know”).

De imediato, e como era de se imaginar, White Christmas tornou-se um fervoroso hino à paz, à comunhão e ao altruísmo, compartilhado por todos aqueles que, de ambas as margens de um vasto oceano que os apartava, sonhavam com o feliz dia dos reencontros. Não daria para se imaginar nada mais natalino, mesmo.

***

releitura de uma criação antiga: SEMIFREDO DE COCO, CHOCOLATE BRANCO E FRUTINHAS

O semifreddo (semi-frio), como o próprio nome insinua, pertence à classe das sobremesas congeladas, como os musses de freezers e as tortas de sorvetes. Pode ser facilmente produzido pela mistura de partes iguais de sorvete e creme de leite batido. A receita abaixo – que vem ao encontro dos espíritos mais tradicionais e que não abrem mão de um natal branco em pleno calor senegalês de dezembro - é uma releitura simplificada de uma criação antiga; afinal, ninguém tem muito tempo para ralar na cozinha nos dias que antecedem o natal. E, apesar de serem remotas as probabilidades de a neve dar as caras nas Terrae Brasilis nessa época do ano, desejo a todos – assim mesmo - um excelente natal branco. Vejo vocês em 2012.

(serve 6 pessoas)

para o semifreddo
300 g choco branco, picado
400 g de queijo mascarpone ou creme de ricota
2 xícaras creme de leite fresco
300 g de coco ralado fresco (congelado) e moido bem fino no processador
4 colheres de sopa de Malibú ( licor de coco )
1 clara de ovo batida bem firme com 2 colheres de sopa de açúcar
pitada de sal

para enfeitar
coco ralado seco
frutinhas vermelhas ( framboesas, mirtilos, pitangas,
mini jaboticabas)
molho de frutas vermelhas (opcional)


PREPARO

para o semifreddo

1. Ferva o creme de leite. Derrame sobre o chocolate. Deixe parado por uns 5 minutos. Misture bem.
2. Bata o mascarpone e o Malibu.
3. Misture o mascarpone/malibu e o creme/chocolate branco.
4. Acrescente o coco fresco triturado e a pitada de sal.
5. Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar. Incorpore as claras à mistura de chocolate e mascarpone.
6. Distribua em 4 forminhas ou taças leve ao freezer por no mínimo 8 horas. Sirva o semifreddo desenformado com as frutinhas à volta e um molho de frutas vermelhas, se preferir.

sobre a montagem da árvore

A árvore foi uma criação especial para a edição de natal de uma revista de gastronomia. Ao procurar, na ocasião, por idéias para a matéria, esbarrei, por acaso, com os cortadores de cookies no formato de estrelas. Daí, para imaginar a árvore, foram segundos. É bem fácil reproduzí-la, porém, fique atento ao fato de que haverá um certo “desperdicio” com as sobras dos cortes (tenho a plena certeza que essas rebarbas serão muito bem aproveitadas). Para fazê-la, então, você deveria espallhar a massa uniformemente sobre um tabuleiro, o invés de colocá-la em taças antes de congelá-la. Feito isso, proceda com o congelamento. Antes de servir, retire o tabuleiro do freezer e, com o auxílio dos cortadores de cookies, corte as estrelinhas. Arranje duas ou tres estrelinhas umas sobre as outras e decore com as frutinhas. Polvilhe com coco ralado seco e está pronta a sobremesa de natal. Pode serví-la. Enjoy it !!

***

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
Ótima receita!

Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/

Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

Vamos manter contatos,
Att.
Alexandre Sobral R. Horta
alexandre.horta@seloreserva.com.br