* sopecitos para os pyro-gourmands

Após inúmeras tentativas frustradas com a madeira e o barro, os empenhados deuses do Popol Vuh, o livro sagrado dos maias, finalmente criaram a raça humana. E para chegar a tal engenhosidade-pouco-prosaica (porém-duvidosa), os criadores se valeram do milho, o dourado grão da vida. Estava dado o sopro inicial de uma das mais sólidas bases das culturas gastronômicas das américas.

                                   ***
A história do milho, nas civilizações pré e pós-colombianas, se confunde, muitas vezes, com as próprias histórias dessas culturas. Tão marcante é a presença desse alimento nas cozinhas regionais do continente que não daria para se imaginar, por exemplo, a atual cozinha mexicana sem a participação absoluta e soberana do maiz ('milho' em espanhol). Ao herdar de seus antepassados a técnica de nixtamalização do milho, esses povos, com o passar do tempo, abriram um leque  de infinitas possibilidades gastronômicas. De seus fogões e brazeiros, de onde exalam os inconfundíveis aromas adocicados de maiz tostado, salta uma gama impressionante de multiformes antojitos de masa de maiz ( snacks confeccionados à base de massa de milho nixtamalizado): são os tamales, as tortillas, as gordittas, os tacos, as chalupas, os nachos, as garnachas,as  quesadillas e as tostadas entre tantas outras engenhocas da gula. E os sopecitos  não poderiam ficar de fora dessa preciosa lista. Vamos, então, aprender um pouco mais sobre eles? (foto: llukes)


***


Sushis, dim sums, tapas, mezes, antipasti - a maioria das culturas possui, em seus repertórios gastronômicos, pequenas porções de comida consumidas como entradas nas refeições ou como interlúdios entre elas. No México, esses pequenos bocados entram para a classe dos antojitos e são facilmente encontrados nas barraquinhas de comida espalhadas pelas ruas das cidades do país (street food). O mexicanos adoram os seus antojitos, especialmente aqueles confeccionados com masa de maiz ou masa harina (a farinha feita a partir da pasta de milho dextamalizado). Os sopes e sua versão, digamos, mais contida - os sopecitos – são pequenas 'panelinhas' feitas de masa. Suas bases, semelhantes à de uma tortilla pequena, porém espessa e com uma leve depressão no centro, são tostadas em uma chapa quente, moldadas, preenchidas com os mais variados tipos de recheios (que mudam de região para região) e , finalmente, fritas. Eles são uma delícia! 


                                                                  ***

finger food: sopecitos de chili con carne


Para os sopecitos (30 unidades)

2 ½  xícaras de masa harina (*)(encontrada em lojas de artigos gourmets)
1 ¾ xícaras de água quente
2 colheres de sopa de gordura vegetal ou banha de porco
100 ml de  farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento químico
Pitada de açúcar

1.Misture a água e a massa harina (farinha de milho dextamalizada) até formar uma massa macia  e densa (veja um vídeo da titia Cecília de Ixtaca preparando os sopes).  Deixe parado por 30 minutos . Misture os demais ingredientes e, com o auxílio das palmas da mão, divida a massa em 30 esferas pequenas. Cubra-as  com um pano úmido para não secarem.


2. Aqueça uma caçarola de ferro grande. Pincele o fundo com óleo vegetal ou banha de porco.
3. Pressione uma das esferas entre as palmas da mão para achatar e obter um disco uniforme de aproximados  8 milímetros. Asse ambos os lados do disco na panela por uns 15 segundos e retire. Deixe esfriar  levemente  e , com o auxílio dos dedos, puxe a massa do centro do disco para as laterais de forma a obter paredes na borda e formar uma ‘panelinha’. Uniformize o centro da massa. Retorne com a panelinha para a panela de ferro e frite o lado achatado por mais um minuto. Retire e reserve o sope coberto em papel filme. Repita a operação com as outras esferas e reserve até a hora de finzalizá-los.

***


(*) Com dificuldades de encontrar a masa harina? Não se aperte. Faça, ao invés do sopecito, uma base de polenta. O resultado será, obviamente, diferente, mas você ainda terá, de qualquer forma, um finger food muito bacana. Basta cozinhar a polenta e dispersá-la em um tabuleiro enquanto ainda quente. Tenha o cuidado de deixá-la com uma altura homogênea de mais ou menos 1 cm por toda a superfície. Deixe esfriar. Com o auxílio de um cortador de cookies, corte a polenta em circunferências de uns 5 cm de diâmetro. Frite um lado de cada moeda e sirva-os com o chili con carne morno no topo. Está feito ! Agora, se você tiver a sorte de encontrar a masa harina, mande ver a receita acima.

Para o chili con carne

Tem um pessoal aí fora aficcionado por comida mexicana.  E é para essa galera 'doidia' por comida apimentada - os pyro gourmands - que a receita abaixo fora especialmente encomendada. Vamos lá então. Buen provecho!
(para 10 pessoas)


Essa receita está projetada para servir 10 pessoas como prato principal. Para os sopecitos, entretanto, essa quantidade excederá o necesssário. Isso, certamente, não se caracterizará como, digamos, um problema. Não há nada melhor do que ter um chili con carne à mão no freezer como uma alternativa de última hora. Sirva-o com arroz, queijo cheddar, creme azedo ou iogurte, fatias de avocado e tortillas chip. É prático e delicioso.)






4 pimentas poblano (chili poblano) desidratadas, mergulhadas em água morna por 15 minutos (*)
7 tomates, preparados conforme o vídeo
3 cabeças de alho assados conforme vídeo
5 tiras de bacon defumado naturalmente, picadas
2 choriços médios ( ou linguiça de porco) , cortados em cubos
1,2 kg de patinho, picado em cubos bem pequenos
1 kg de carne de porco, picada em cubos bem pequenos
7 colheres de sopa de chili em pó (*)
3 colheres de sopa de orégano seco
1 colher de sopa de cominho em pó
2 pimentões amarelos, cortados em cubos pequenos
1 pimentão vermelho, cortado em cubos pequenso
1 cebola roxa grande, cortada em cubos pequenos
0,5 xícaras de pimentas anaheim picadas (*), opcional
1 xícara de aipo , picado em cubos pequenos
4 chipotles picadas ou jalapenos frescos picados (ou a gosto)
300 ml de cerveja branca
400 g de tomates cerejas em lata
1 litro de fundo de frango ou água
1 punhado de coentro fresco picado
1 kilo de feijão vermelho cozido e escorrido ( ou 3 latas)
Pitada de açúcar
Suco de 1 limão taiti

 (*) produtos encontrados em lojas gourmets ou especializadas em produtos latino americanos


PROCEDIMENTO

1.Frite o bacon  e os choriços e retire o excesso de gordura. Adicione as carnes e frite até dourarem. Inclua o chili, o cominho, o sal e o orégano. Frite por mais alguns segundos. Acrescente os pimentões, a cebola, o aipo e as pimentas anaheim e cozinhe por mais alguns minutos.

2. Inclua a cerveja e a cipotle picada e deixe reduzir o líquido pela metade. Acrescente as pimentas poblano, o alho assado, o coentro, os feijões, a pitada de açúcar, o coentro, a lata de tomates cereja, os tomates assados e 1 xícara de fundo de frango. Deixe cozinhar em fogo brando por uns 30 minutos. Acrescente mais fundo de frango se for  necessário. O chili deve ser denso, estando mais para um feijão espesso do que para uma sopa rala. Corrija os temperos se for necessário, balanceando-os com o sal, mais uma pitada de açúcar e o suco de limão. Deixe o chili parado por uma hora antes de servir.

***
Assista a um vídeo muito interessante sobre o milho e a gastronomia mexicana.Quer saber mais sobre finger food? clique aqui e aqui

Nenhum comentário: