* Galinhada na cerveja, com foie gras e ameixas pretas





Esta receita foi retirada do livro  OS SONS DA COZINHA: Evocação de Memórias Através dos Sons Produzidos no Ato de Cozinhar. ( editora EDUCS)

(fotos:llunkes)

"Galinhada era o prato [que se fazia] quando a vó sabia
 que a gente ia lá, no final de semana. Era quase sempre. 
Tu chegava lá, ela matava uma galinha e fazia uma galinhada 
[...] Galinhada era um dos pratos que todo mundo gostava
 [...] e a vó fazia uma galinhada maravilhosa". 
(MARISTELA, O som do adicionar água no arroz frito: 45m25s).


Para Maristela, a galinhada era um dos pratos (e gestos) mais simbólicos de Clementina e expressava, através do sacrifício esporádico e racionado do animal, o afeto da avó para com a família e, em especial, para com os novos e pequenos membros que iam se anexando ao grupo na medida em que nasciam. Era imperativo, portanto, que o prato fosse incluído no "jantar acústico". Para o jantar, o espírito da galinhada de Clementina foi de certa forma, mantido. Entretanto, alguns ingredientes e técnicas tradicionais foram reacomodados. Em adição, outros componentes e novos procedimentos foram agregados. Essas novas adições, por sua vez, derivaram de várias fontes. Algumas delas foram retiradas da própria cultura alimentar familiar ou étnica do grupo. Desta forma, introduziu-se à tradicional galinhada de Clementina, a cerveja, o foie gras e a ameixa preta, entre outros. O uso da cerveja dispensa explicações mais aprofundadas. A ideia da utilização do componente doce, entretanto, advém novamente de Maristela, que narra uma passagem em que o avô tinha por hábito acrescentar a schimia de pêssegos da avó, esparramando-a sobre o feijão e demais comidas salgadas de seu prato. O foie gras, por outro lado - e como se pode prever -, era um alimento inimaginável para a realidade cultural do grupo. Entretanto, a família criava patos. Ao olharmos por esse ângulo, percebemos que, apesar de não consumida em seus hábitos alimentares, a matéria prima, de certa forma, estava presente no contexto material do grupo.

Outros elementos incorporados à galinhada de Clementina, por sua vez, vieram de contextos mais estranhos à realidade de sua cozinha. O arroz carnaroli - para exemplificar -, um grão típico da mesa italiana, foi incorporado ao novo prato por razões meramente “texturais”.






Receita para 4 pessoas

1 galinha caipira

para o caldo
Ossos da carcaça, pescoço e pés da galinha caipira
1 cenoura grande, descascada e picada
1 cebola picada
1 talo de aipo, picado
2 dentes de alho, esmagados
Folha pequena de louro
1 ramo de tomilho
Talos de salsa e cebolinha verde

para a galinhada
4 colheres de sopa de banha de porco
2 coxas da galinha caipira
2 sobrecoxas da galinha caipira
peito da galinha caipira, cortado em 4 partes
Sal marinho
6 dentes grandes de alho, laminados
4 colheres de sopa de bacon, picado
1 alho porró grande, lavado e fatiado
1 colher de chá rasa de páprica doce, opcional
350ml de cerveja leve
1 ramo de tomilho
2 folhas pequenas de louro
1,5 xícaras de arroz carnaroli
o caldo de frango, quente
1 colher de chá de melado (aproximado)
gotas de vinagre de jerez , opcional
4 folhas de sálvia, cortadas em tiras finas
8 ameixas pretas sem caroço, picadas
120 g de foie gras, cortado em cubos e salteados rapidamente, até dourar
Noz moscada a gosto
Pimenta preta a gosto
Salsinha picada

preparo

1.      Para o caldo. Coloque os ossos da carcaça, pés e pescoço em uma panela com água, cobrindo-os. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Baixe o fogo e, com o auxilio de uma concha, retire a espuma e gordura que se encontram na superfície do líquido. Acrescente, então, os demais componentes e deixe ferver em fogo baixo por 90 minutos. Coe, esfrie e reserve.
2.      Tempere as partes do frango com sal. Em uma caçarola, frite as coxas, sobrecoxas e o peito em banha até dourar. Retire a carne da panela. Escorra o excesso de gordura da panela.
3.      Coloque outra colher de sopa de banha na panela. Frite o alho e depois o alho porró com o bacon. Acrescente a páprica e mexa até ficar fragrante. Acrescentar a cerveja, o tomilho e o louro. Deixar levantar fervura.
4.      Acrescente o frango. Tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo pelo período de 75 a 90 minutos, até a carne ficar macia e desprendendo-se dos ossos. Desligue. Retire o frango do molho e desfie-o em pedaços grandes. Descarte os osso, reserve o caldo e o frango separados.
5.      Na hora de servir: aqueça o molho do frango e acrescente o arroz. Aos poucos, vá acrescentando caldo quente, em etapas, até o arroz ficar macio, por volta de uns 20 minutos.
6.      Perto de terminar: acrescente a sálvia, o melado.
7.      Para finalizar: acrescente o vinagre, o frango desfiado, o foie gras e a ameixa preta.
8.      Tempere com noz moscada ralada e pimenta. Salpique a galinhada com cebolinha verde e sirva imediatamente.

***



Nenhum comentário: