guirlanda com creme de pistaches, mirtilos e flores cristalizadas

foto: Letícia Remião
















Guirlanda com Creme de Pistaches, Mirtilos e Flores Cristalizadas

Receita criada para a Revista Estilo Záffari de dezembro de 2014.

(para 4 guirlandas)

para a guirlanda
150 ml de água
50 g de manteiga sem sal
65 g de farinha de trigo, peneirada
2 ovos, levemente batidos
Gotas de essência de baunilha
1 colher de sopa de amêndoas fatiadas

1. Ferva a água e manteiga. Retire a panela do fogo e acrescente a farinha em uma única adição. Mexa bem até uma bola se formar. Retorne ao fogo por mais 3 minutos, e mexa bem até a massa ficar elástica e brilhosa. Transfira a massa para uma vasilha.
2. Deixe esfriar levemente. Bata os ovos com a baunilha. Acrescente 1/3 do volume dos ovos à massa e bata vigorosamente até incorporar bem. Repita a operação por mais duas vezes com o restante dos ovos. Bata bem.
3. Transfira a massa para um saco de confeiteiro com um bico de 1,2 cm de diâmetro. Em um tabuleiro ou forma antiaderente, faça 4 círculos de 8-10cm de diâmetro cada com a massa. Pincele com o ovo batido e polvilhe com as amêndoas. Leve ao forno à temperatura de 220 graus por 10 minutos iniciais. Abaixe a temperatura para 150 graus e deixe as guirlandas por mais 30 minutos. Retire do forno. Deixe esfriar. Corte-as ao meio longitudinalmente. Leve novamente ao forno para secar a parte interna. Retire e reserve.

Para o recheio
2 gemas de ovos
40 g de açúcar
25 g de farinha de trigo
Pitada de sal
80ml de leite integral + 80ml de creme de leite fresco
½ colher de chá de baunilha
25 g de pasta de pistaches (delipaste)
2 colheres de sopa de manteiga
80 ml de creme de leite batido em chantili com 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

1. Bata as gemas e o açúcar até a cor ficar pálida. Acrescente a farinha e misture.
2. Ferva o leite com o sal, a pasta de pistaches e a baunilha. Acrescente o leite quente em um fio aos ovos, sempre mexendo. Retorne o conteúdo ao fogo médio e deixe cozinhar até o creme se formar, sempre mexendo. Desligue.
3. Acrescente a manteiga enquanto ainda morno e misture até esta incorporar. Deixe esfriar bem. Incorpore o chantili. Leve à geladeira até a hora de servir.

Para as flores cristalizadas
Micro flores comestíveis (rosas, borrago, amor-perfeito)
2 claras levemente batidas com 1 colher de sopa de água de rosas e gotas de baunilha
200 g de açúcar super fino misturadas com colher de sopa de gengibre em pó

1. Mergulhe uma das flores na mistura de clara e água de rosas. Retire-a e, sacudindo levemente, extraia o excesso de clara que se formou na pétalas.
2. Cuidadosamente, polvilhe com o açúcar e deposite a flor em um prato raso. Repita a operação com as demais flroes. Leva o prato à geladeira, descoberto, para secar por 24 horas. Mantenha as flores na geladeria até a hora de servir.

Para enfeitar
Mirtilos e flores cristalizadas
Missangas prateadas
Chantillly bem consistente
Açúcar de confeiteiro

Para finalizar
1. Coloque a metade da guirlanda ao centro de cada prato. Com o auxílio do saco de confeiteiro, preenha a cavidade da base de cada guirlanda com o creme de pistaches. Sobre o creme, distribua alguns mirtilos. Coloque a outra metade superior da guirlanda sobre os mirtilos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
2. Sobre a guirlanda arranje as flores, os mirtilos, as missangas e o chantili. Sirva.

Nenhum comentário: